PARCERIA HISTÓRICA

Militar da Marinha conclui Curso de Liderança de Esquadrilha de Caça na FAB

Cerimônia ocorreu no auditório do Esquadrão Escorpião, unidade de caça responsável pela defesa aérea no extremo norte do país
Publicada em: 09/01/2024 15:11
Imprimir
Fonte: 1°/3° GAV
Edição: Agência Força Aérea

Um dos cursos mais importantes da Aviação de Caça brasileira, o Curso de Formação de Líder de Esquadrilha de Caça (CFLEC) da Força Aérea Brasileira (FAB) teve como concluinte o Capitão-Tenente Diego Vandré Barros Araujo, Oficial da Marinha do Brasil, demonstrando a parceria histórica existente entre as Forças Armadas. A cerimônia ocorreu no dia 18/12, no auditório do Primeiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação (1º/3º GAV) - Esquadrão Escorpião, na Base Aérea de Boa Vista (BABV).

Durante a cerimônia, o Capitão-Tenente Vandré expressou sua gratidão. “É muito bom ver todo esforço e suor sendo recompensados com essa elevação operacional. Eu agradeço à Marinha do Brasil pela oportunidade de participar desse intercâmbio. Além disso, também agradeço ao Esquadrão Escorpião por não medir esforços em me proporcionar a melhor instrução possível, além de ter me recebido tão bem.”, afirmou.

O distintivo de condição especial, entregue na solenidade, representa a conclusão de dois anos de curso. O CFLEC abrange desde a formação básica do líder de esquadrilha, por meio dos princípios de liderança em voos em formação de duas ou quatro aeronaves, até voos técnicos, como missões de ataque, combate aéreo, apoio aéreo aproximado e reconhecimento armado, além de ouras fases, que podem ser realizadas por meio de voos diurnos e noturnos.

O Comandante do Esquadrão Escorpião, Tenente-Coronel Aviador Antonio Augusto Silva Ramalho, expressou satisfação ao comentar sobre a formação bem-sucedida do piloto da Marinha do Brasil. "Este é um momento significativo para o 1°/3°GAV. A colaboração entre as Forças é essencial no cenário dos conflitos atuais e ver um oficial da Marinha do Brasil concluindo com êxito um curso tradicional da FAB é um testemunho do nosso fortalecimento mútuo. Isso reflete nosso compromisso com a excelência e com a capacidade conjunta das nossas instituições. Juntos somos mais fortes, ou melhor, juntos somos imbatíveis,” destacou.

Ao retornar à Marinha, o Capitão-Tenente Vandré estará pronto para aplicar seus conhecimentos, atitudes e habilidades recém-adquiridas, liderando missões com até quatro aeronaves. O militar emerge como um exemplo inspirador dessa colaboração frutífera entre a Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira.

Parceria histórica

A conclusão no curso de Aviação de Caça brasileira não apenas destaca a dedicação do Capitão-Tenente Vandré, mas também simboliza a valorosa reciprocidade entre a Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira ao longo da história. Em janeiro de 1941, a Marinha, diante dos crescentes conflitos na Europa, teve sua Aviação Naval transferida para o Ministério da Aeronáutica. Com as Aviações Militares (Exército Brasileiro e Naval) extintas, seus efetivos pessoais e equipamentos foram transferidos para a recém-formada Força Aérea Brasileira. Assim, hoje é possível ver reverberar essa cooperação, com a FAB formando pilotos de caça da Marinha do Brasil.

Fotos: Tenente Aviador Batagini / 1°/3° GAV